Funil de vendas para negócios locais: Como atrair novos clientes para o seu negócio todos os dias

funil de vendas para negócios locais
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Não importa qual seja seu negócio, mercado ou indústria, todos temos algo em comum…

Todos nós precisamos gerar leads e fechar mais vendas de maneira segura, previsível e lucrativa todos os dias.

Curiosamente, é exatamente isso que minha equipe e eu temos feito para nossos clientes que possuem negócios locais, sejam eles…

  • clínicas
  • restaurantes
  • academias
  • estúdios
  • consultórios
  • escritórios
  • etc.

Nós chamamos esse método de Funil de Vendas Local.

Neste artigo, vou compartilhar com você como usá-lo para gerar um fluxo contínuo de novos leads e mais vendas para seu negócio em 30 dias ou menos.

Neste post você vai aprender…

  • A Estratégia
  • A Configuração
  • Os Anúncios
  • As Páginas
  • O Sistema de Follow-up

…e você vai poder colocar esse funil para funcionar no seu negócio imediatamente.

A melhor parte é que esse sistema pode ser aplicado em QUALQUER negócio.

Depois de vários testes (com erros e acertos), essa estratégia tem se mostrado MUITO eficiente quando colocada na frente da audiência correta!

Nós vamos começar explicando como você pode usar esse método no seu negócio.

Mas antes, é importante entender o que é um lead dentro desse processo.

No Funil de Vendas Local definimos um “lead” como alguém (segundo a demografia do negócio) que preenche um formulário com seu…

  • Primeiro nome
  • Sobrenome
  • E-mail
  • Telefone / Whatsapp

…indicando que eles têm interesse na oferta feita.

Então vamos para os detalhes deste funil.

O Funil de Vendas Para Negócios Locais

Para conseguir esses leads dentro do seu negócio, você precisa configurar um funil de vendas.

Ele não precisa ser muito complicado ou chique para gerar leads qualificados.

Um funil eficaz basicamente tem cinco elementos:

Anúncios bem direcionados no Facebook e InstagramUma página de capturaUma página de obrigadoUm anúncio de retargetingUma sequência de follow-up (e-mail, Whatsapp e ligação)

Cada etapa do funil precisa fluir perfeitamente para a próxima e precisa ser o mais fácil possível para completá-la.

Vamos ver cada etapa do Funil de Vendas Local em detalhes.

Agora, vamos dar uma olhada em como fazer isso…

Como Implementar O Funil de Vendas Para Negócios Locais

Primeiro, é importante ter uma oferta que seja atrativa para sua audiência e que desperte nela a vontade de agir imediatamente.

As melhores ofertas para negócios locais são:

  • Serviços gratuitos
  • Serviços experimentais
  • Cupons de desconto
  • Checklists gratuito
  • Brindes
  • Etc.

A oferta vai se tornar a base da campanha de marketing do seu negócio.

Depois de ver esse sistema sendo testado, mudado e otimizado diversas vezes, agora ele se tornou a estratégia número 1 de geração de leads e vendas que temos implementado para nossos clientes. E tudo começa com o Facebook e o Instagram.

Vamos aprofundar aqui.

Anúncios no Facebook e no Instagram

O anúncio é um dos elementos mais importantes do seu funil.

Ele deve chamar a atenção das pessoas que você quer alcançar e persuadi-las a clicar nele com uma excelente oferta.

O tipo de anúncio mais efetivo para usar na configuração do seu Funil de Vendas Local é um anúncio de “Consideração” com o objetivo de “Tráfego”, que vai enviar as pessoas para um lugar dentro ou fora do Facebook.

funil de vendas local - campanha set up

Uma vez que você escolheu o objetivo do seu anúncio, agora você precisa selecionar o público.

Aqui entra em cena a segmentação da audiência que você quer alcançar.

O Facebook vai deixar você direcionar o seu público baseado em diversos acontecimentos, comportamentos e interesses dela.

Para atrair leads locais com sua oferta, você vai querer usar os três elementos de segmentação a seguir:

Sua cidade + o raio de alcance baseado no que é adequado para seu negócioGênero e idadeDemografia (acontecimentos, interesses e comportamentos)funil de vendas local - targeting

Obviamente existem muitas outras maneiras de segmentar seus potenciais clientes.

Você pode testar outros anúncios no futuro, depois que você conseguir um fluxo contínuo de leads chegando até você.

Essas três opções de segmentação são as mais fortes para começar logo de cara a sua campanha.

💡 Leia também: 3 Passos Para Conseguir Todos Os Clientes Que Você Deseja Usando Tráfego Pago

Tenha em mente que você não está tentando vender nada para seu público no seu anúncio. O objetivo é fazer com que ele clique por causa da oferta. Somente isso.

Desta forma, ele pode se cadastrar para receber a sua oferta e ser colocado na sua lista de e-mail.

Depois, você pode fazer um follow-up com ele para agendar uma reunião/consulta/aula/etc. e oferecer outros serviços neste momento.

funil de vendas local - anúncio

Existem alguns elementos no exemplo de anúncio acima que você pode replicar para criar um anúncio efetivo para gerar mais leads.

01- O Texto Principal é muito específico sobre para quem esse anúncio foi direcionado. Ele apresenta a oferta claramente, assim como algumas razões para que o público possa tirar melhor proveito desta oferta.

02- A Imagem do Anúncio é atrativa o suficiente para envolver o público. Eu recomendo usar unsplash.com para encontrar excelentes imagens gratuitas para usar nos seus anúncios.

03- O Título do Anúncio expressa claramente a oferta.

04- A Descrição do Anúncio informa os termos e permite que eles saibam que precisam se cadastrar para reivindicar a oferta, respondendo ao texto do botão que diz “Cadastre-se”.

05- A URL é fácil de ler, então o público pode encontrar o site online.

06- O Botão de Ação com o texto “Cadastre-se”, está preparando o público para o próximo passo quando ele clicar.

Quando o público clicar no anúncio, ele precisa chegar em uma página onde poderá se cadastrar para receber sua oferta. É dessa forma que você vai coletar o contato dele.

A Página de Captura

Mesmo se atualmente você tiver um site que use para divulgar seus serviços, eu não recomendo enviar seus leads para lá para coletar as informações deles.

Existem muitos lugares no seu site onde o seu lead poderia clicar e isso poderia distraí-lo de se cadastrar para receber sua oferta.

funil de vendas local - página de captura

Acima está um exemplo de uma página de captura simples para o seu Funil de Vendas Local, onde você vai coletar os dados dos seus leads de forma eficaz.

Existem dois motivos porque ela funciona bem:

01- A promessa da página é consistente com o anúncio que levou as pessoas até aqui. Isto é muito importante. Quando elas chegam nela é imperativo que seja exatamente o que estão esperando.

02- A segunda razão pela qual essa página é eficaz, é porque estamos solicitando uma quantidade mínima de informações. Você sabe que o processo não demora mais do que um minuto ou que se parece com um processo de pré-seleção. Uma experiência rápida e indolor é um ótimo tom para definir um negócio de sucesso!

A Página de Obrigado

Depois que a pessoa coloca as informações na página de captura e clica no botão “Sim, Eu Quero Minha Sessão Gratuita”, ela é adicionada à sua lista de e-mail.

Depois disso, ela é redirecionada para uma Página de Obrigado.

Existem alguns elementos nesta página que a tornam eficaz.

funil de vendas local - página de obrigado

01- A página de obrigado é um excelente lugar para criar escassez ou um senso de urgência de que a pessoa deve entrar em contato com você imediatamente, em vez de esperar ser contatado.

02- Essa página deve ter um número de telefone rastreado ou botão direto para o Whatsapp. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar com isso, basta uma pesquisa rápida no Google.

Você também pode configurar notificações de texto SMS para seus leads depois que eles se cadastrarem. Desta forma, você sabe exatamente quais os leads que estão vindo dos seus anúncios!

03- A página de obrigado também dá aos leads uma chance de se conectarem com você nas mídias sociais. Isso é uma grande oportunidade, porque a indicação “boca-a-boca” online é uma fonte poderosa de novos leads.

Configurando seus anúncios, sua página de captura e sua página de obrigado usando os exemplos acima, você se posiciona muito bem para conseguir leads imediatos.

Contudo, a parte mais importante desse processo é o follow-up com os leads e o fechamento das vendas.

O Anúncio de Retargeting

Uma vez que alguém clicou no anúncio do Facebook ou Instagram e foi levado para a página de captura, ele teve a opção de preencher o formulário para receber sua oferta gratuita.

Mas se ele decidiu que ainda não era a hora certa ou se distraiu por algum motivo e saiu da página, nós não queremos perder essa pessoa como um possível lead.

Então, nós fazemos retargeting para ele.

Ao instalar o pixel de retargeting na página de captura ou a API de conversão, nós conseguimos criar um público no Facebook de pessoas que acessaram sua página, mas não preencheram esse formulário.

Da mesma forma, se alguém preencher o formulário e acessar a página de obrigado, ele não verá o anúncio de retargeting.

O anúncio de retargeting lembra as pessoas sobre a sua oferta gratuita em que elas estavam interessadas.

As pessoas para quem fazemos retargeting vão ver um anúncio no Facebook ou Instagram como esse…

funil de vendas local - anúncio de retargeting

Observe como o anúncio de retargeting tem um texto principal diferente e diz: “Ainda dá tempo de garantir sua Sessão de Clareamento Gratuita”

O anúncio fala com essas pessoas de uma maneira diferente, pois agora elas estão em um estágio diferente da campanha de marketing. Estamos lembrando sobre a oferta e estimulando elas a agirem antes que a oferta acabe.

Essas são as etapas do Funil de Vendas Local. Agora, vamos dar uma olhada no processo de follow-up deste sistema.

A Sequência Follow-Up

O grau de follow-up (ou acompanhamento) que você faz dos seus leads desde o anúncio até o fim do Funil de Vendas Local é o que pode decidir se sua campanha vai ser um sucesso ou um fracasso.

Como profissional, é crucial que você faça com que seu novo cliente se sinta mais do que apenas um número para você. Você tem que alcançá-lo em um nível pessoal.

A primeira coisa que você precisa fazer para ter um follow-up eficaz de seus leads é configurar um e-mail na sua ferramenta de e-mail marketing para ser enviado imediatamente após eles se cadastrarem na sua página de captura.

Este e-mail deve agradecê-los novamente por terem se cadastrado para receberem a sua oferta, além de repetir o número de contato na página de obrigado.

O segundo passo do follow-up dos seus leads é fazer contato. Você precisa estabelecer uma rotina para isso.

Dedique tempo todos os dias para ligar ou mandar mensagem por Whatsapp para esses novos potenciais clientes.

Pode ser necessário ligar em horários diferentes para realmente conseguir falar com as pessoas, mas tenha isso em mente: se eles reservaram um tempo para preencher seu formulário, eles querem ser contatados!

O Follow-Up Que Gera Resultados Recorrentes

funil de vendas local - sequência de follow up

No momento em que alguém preenche o formulário na página de captura para receber a oferta gratuita, ele é considerado um lead instantaneamente e o processo de vendas começa.

A campanha de e-mail automática, construída na sua ferramenta de e-mail marketing, e o anúncio de retargeting ajudam nessa tarefa quando colocados na frente do lead.

Contudo, existem mais coisas que precisam acontecer.

Existem muitas razões para você conseguir fechar novos clientes em um mês, mesmo que seus preços sejam os mais altos do seu mercado.

Aqui está o processo que nós seguimos e como você pode usá-lo também.

Faça Contato Direto Dentro de 5 Minutos

Quanto mais rápido você ligar ou mandar mensagem para o lead, melhores serão os resultados que o seu time de vendas irá conseguir…

E maior a chance de alcançar alguém que preencheu seu formulário dentro dos primeiros cinco minutos.

De acordo com um estudo do Dr. James Oldroyd (professor de gerenciamento no MIT), você tem 10 vezes menos chance de alcançar alguém se você esperar uma hora e 42 vezes menos chance depois de duas horas.

No entanto, se você entrar em contato dentro dos primeiros cinco minutos, você tem 60% a mais de chances de conseguir falar com a pessoa.

Existe também uma grande chance de que quanto mais você esperar para falar com alguém, maior será a perda de interesse dele e provavelmente ele esquecerá que se cadastrou para receber a sua oferta.

Então, lembra daqueles e-mails automáticos que encorajam as pessoas a entrarem em contato para receberem uma oferta bônus ou simplesmente para receberem a oferta a tempo?

A razão pela qual fazemos isso é para que, no caso da equipe de vendas não conseguir falar com o lead dentro de 5 minutos, isso ainda os incentive ao contato.

No entanto, a expectativa é que a empresa entre em contato com o lead e tome medidas imediatas.

Isso gera os melhores resultados.

8 – 12 “Contatos”

Oitenta por cento das vendas acontecem entre o 8º e o 12º contato.

Um “contato” é um meio de interação entre uma empresa e o lead, e pode incluir uma ampla variedade de ações, incluindo…

  • Ligações
  • E-mails automatizados
  • E-mails follow-up pessoais
  • Whatsapp / SMS
  • DM do Instagram
  • Facebook Messenger
  • Anúncios de Retargeting

…entre outros.

Isso significa que pode ser necessário entrar em contato até cerca de 12 vezes (ou mais) com o lead e fazê-lo experimentar seu serviço gratuito ou fechar a venda.

💡 Download Gratuito: Checklist De 7 Itens Para Criar Anúncios Online

Então, se você ligar para eles de três a quatro vezes e você ainda não conseguiu o contato, não desista.

É mais comum do que nunca alguém querer construir um relacionamento com o negócio antes de tomar uma decisão.

E leva tempo para estabelecer esse relacionamento.

Se a empresa A parou seu processo de follow-up depois de três contatos e a empresa B parou depois de 10-12, qual você acha que teria mais clientes no final do ano?

Entregue Uma Primeira Experiência Que Eles Não Vão Esquecer

funil de vendas local - experiência do cliente

Tudo o que você fez se resume a isso: acompanhamento e entrega de VALOR para o seu potencial cliente.

Se você não entregar valor imediatamente, não haverá motivo para que ele se transforme em cliente.

Não importa qual é o seu negócio, você usará muitos dos mesmos temas em sua sequência de follow-up…

Se você tem visitantes na sua empresa ou não, qualquer interação inicial que você tenha com um lead precisa estar no ponto para acontecer.

Aqui está, mais ou menos, como isso pode ser:

1) Desenvolva um relacionamento primeiro. Por exemplo, se a sua primeira interação for uma demonstração online do seu serviço ou produto, primeiro desenvolva um relacionamento com seu lead. Não basta apenas fazer uma apresentação de slides em um compartilhamento de tela.

  • Faça perguntas sobre ele.
  • Descubra seus pontos de dor, para que você saiba exatamente como sua empresa é a solução para o problema dele.
  • Então, torne sua demonstração clara, concisa e cheia de personalidade.

2) Entregue uma experiência que irá impressioná-los. Se a pessoa entrar no seu negócio, forneça uma experiência que a surpreenda:

  • Ao invés de perguntar se ela quer um pouco de água, automaticamente dê um copo de água.
  • Em vez de perguntar se ela já esteve na sua empresa antes, leve ela para conhecê-lo.
  • Os líderes da sua equipe devem se levantar e apertar a mão do seu convidado para se apresentarem.

3) É sobre eles. Lembre-se que essa primeira impressão é mais sobre o seu potencial cliente do que sobre você.

  • Fale sobre os objetivos dele.
  • Identifique as expectativas dele a partir desse relacionamento comercial.
  • Termine com um plano de ação.

4) Faça um follow-up com o cliente no dia seguinte.

Use isso como inspiração para fazer o acompanhamento com os seus leads, para que você possa entregar a eles o maior valor possível e transformá-los de leads em clientes satisfeitos.

Conclusão

É isso aí, meus amigos!

Essa é a estratégia e o follow-up do Funil de Vendas Local!

Teste esta metodologia no seu negócio e veja se você pode bater as suas metas de vendas mensais de forma recorrente. É o que estamos tentando fazer todos os dias para nossos clientes.

💡 Inclusive, se quiser nossa ajuda para crescer sua empresa com vendas online, eu preparei uma apresentação onde mostro como você pode ter o que chamo de Gerador de Clientes e Compradores na sua empresa.

Nesta apresentação você vai conhecer o sistema de marketing mais poderoso que tenho usado para gerar mais leads e vendas para meus clientes de maneira consistente e previsível e como podemos te ajudar a colocar ele em prática na sua empresa.

Assista a apresentação aqui.

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