Como criar uma campanha de aquisição de clientes para sua empresa

Getting your Trinity Audio player ready...

Olá! Aqui é Wallace Alves.

Neste artigo eu vou compartilhar com você a maneira mais inteligente e lucrativa de construir uma campanha de aquisição de clientes para o seu negócio.

Preparado?

É comum que empresários estipulem metas de vendas mensais ou trimestrais e prospectem o aumento da receita baseado em diversos números, como o histórico de vendas do último ano, por exemplo.

Outros preferem trabalhar baseado no crescimento percentual do lucro.

Infelizmente muitos chegam ao final do mês ou trimestre e percebem que não conseguiram bater suas metas de vendas.

Esse é um cenário muito comum.

Nesse momento de análise surgem várias perguntas.

Por que isso está acontecendo?

  • Será que o problema está no produto?
  • Será que o problema está no preço?
  • Será que as pessoas não se interessam mais por esta oferta?
  • O que está acontecendo?

Se sua empresa tem um serviço ou produto ruim ninguém vai se interessar, e dificilmente você vai conseguir vender mais.

Então vamos imaginar o seguinte…

Está tudo OK com o seu produto ou serviço.

Suas campanhas de vendas estão bem-feitas.

Mas por alguma razão as vendas ainda não estão acontecendo como você gostaria.

Talvez isso pode estar acontecendo porque você não tem um método adequado para conseguir novos clientes nem para gerar as vendas que você deseja.

Agora, imagine se você tivesse um plano de ação com os processos certos para conseguir novos clientes e fazer mais vendas de forma previsível e recorrente?

Tenho certeza que isso te deixaria muito feliz, não é?!

Então, agora…

Descubra como Criar uma campanha de aquisição de novos clientes e compradores para sua empresa

Mas antes, fique claro que NÃO vou te ensinar uma “fórmula mágica” que vai resolver todos os problemas do seu negócio.

Você precisará de dedicação e muito trabalho na implementação desse sistema para conseguir os resultados que tanto deseja. Mas acredite, eles são possíveis.

Aqui estão os 4 passos para tornar seu sonho em realidade…

Campanha de Aquisição Passo 01: Estabeleça Autoridade

O primeiro passo para conseguir mais clientes é se tornar uma autoridade para o seu cliente ideal.

Muitos empresários ficam se perguntando por que não conseguem realizar várias vendas. Eles dizem “eu tenho um produto muito bom”, “meu serviço é de qualidade, mas não consigo vendê-lo”.

O fato é que você pode ter um produto excelente, mas se ninguém te conhece, ninguém vai comprar de você.

Isso acontece porque as pessoas compram de quem conhecem, gostam e confiam.

Por isso você precisa estabelecer sua autoridade.

Quando falarem de determinado produto ou serviço o seu nome ou nome da sua empresa deve ser o primeiro a vir à cabeça do seu público.

Ficou claro?

Você pode estar se perguntando: como posso me tornar uma autoridade no meu mercado?

Inclua as orientações a seguir na sua rotina de vendas.

1) Fale sobre o problema que seu público possui

A primeira coisa que você precisa fazer para criar sua autoridade é identificar o problema que seu público enfrenta e mostrar como seu produto ou serviço pode resolvê-lo.

Normalmente esse problema será alguma dificuldade que você enfrentou e conseguiu superar.

No meu caso, por exemplo, ajudo empresários e profissionais liberais a crescerem suas empresas com vendas online fazendo exatamente o que estou ensinando neste artigo.

Abaixo eu mostro qual é o desafio principal que meu público enfrenta e a solução que me proponho para ajudá-lo a resolver.

DESAFIOS

– Não consegue atrair novos clientes.

– Não consegue vender de forma previsível e recorrente.

SOLUÇÃO

– Criação de um sistema de vendas simples e eficaz.

Pense na sua empresa, e responda qual o principal desafio que seu cliente ideal está enfrentando e como você pode ajudá-lo com seu serviço ou produto.

2) Crie conteúdos que possam ajudar seu público

Depois de encontrar o problema central do seu público, produza vários conteúdos de valor falando como você o entende e demonstrando como seu produto pode ajudá-lo a resolver esse desafio.

O objetivo da produção de conteúdo é simples:

Fazer com que você seja reconhecido como um especialista na sua área de atuação, uma autoridade, além de gerar boa vontade para com sua audiência.

Quanto mais conteúdo você produzir com esse objetivo, mais você é percebido como autoridade.

Se você ainda não percebeu, é exatamente isso que estou fazendo através deste artigo. Na sua cabeça, você pode estar pensando, “Esse cara sabe do que está falando!”. Você está começando a me ver como uma autoridade, estou certo?

É exatamente isso que você deve fazer com seu público também.

Outro ponto importante é: Ofereça conteúdo de VALOR.

Não dê qualquer coisa para seu público pensando que você pode enganá-lo. Seu público é composto de pessoas inteligentes.

Ajude-o a resolver seu problema de fato. Quando você faz isso, ele fica grato e aumenta sua autoridade com ele.

Então, não seja mais um. Faça diferente.

Você pode criar conteúdos em vários formatos como e-book, livros, artigos, vídeos, palestras, podcast, etc).

3) Distribua seu conteúdo nos principais canais da internet

Você criou seu conteúdo e agora precisa distribuí-lo.

A internet possui uma das maiores variedades de canais para distribuição de conteúdo.

Aqui estão alguns deles:

  • Blog
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • LinkedIn
  • TikTok
  • Twitter

Aqui estão algumas ideias de como usar essas mídias sociais dentro da sua estratégia.

No seu blog, você vai centralizar todo o seu conteúdo. Você vai colocar seus textos, vídeos, áudios, e-books, infográficos, etc.

campanha de aquisição 1

Otimize seus artigos com boas práticas de SEO para atrair tráfego orgânico direto do Google para o seu site.

No Instagram, você pode criar carrosséis, vídeos curtos e fazer lives com mensagens curtas sobre o problema e solução.

Você pode fazer stories compartilhando bastidores, fazendo enquetes e engajando sua audiência.

campanha de aquisição 2

No Facebook, você pode falar sobre seu mercado, compartilhar bastidores e conteúdos do seu blog.

campanha de aquisição 2

No canal do YouTube coloque seus tutoriais, palestras e promova aulas ao vivo.

Lembrando que o YouTube também é um mecanismo de busca, assim como o Google. Então otimize seus vídeos para serem encontrados pelas pessoas que estão pesquisando sobre como resolver seus problemas.

Existem outros canais que você pode utilizar de acordo com seu mercado.

Use esses canais para se tornar conhecido para as pessoas que você quer alcançar.

Então não esqueça, o primeiro passo para criar uma campanha de aquisição é estabelecer autoridade.

Vamos para o segundo passo…

Campanha de Aquisição Passo 02: Crie Uma Lista de Leads

No segundo passo, você precisa construir uma lista de e-mail.

Apesar do que muitos dizem por aí, a venda por e-mail marketing ainda é uma das estratégias de vendas mais eficazes e lucrativas hoje.

Isso acontece por alguns motivos simples:

(1) É uma audiência conquistada.

(2) As pessoas pediram para estar lá.

(3) Você pode fazer ofertas sempre que quiser.

(4) Você pode fazer follow up.

Sua tarefa é criar sua lista de leads, mas você precisa entender que para conseguir o contato de alguém é necessário dar algo em troca.

O Gatilho Da Reciprocidade

Existe um princípio natural chamado Princípio (ou Gatilho) da Reciprocidade. Ele pode ser sentido quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. Automaticamente, nos sentimos obrigados a retribuir o favor.

Por exemplo, quando um amigo te dá um presente de aniversário, você se sente obrigado a fazer o mesmo no aniversário dele. O gatilho da reciprocidade foi ativado.

No mundo das vendas online, podemos usar este gatilho para conseguir o contato do prospect oferecendo ajuda para vencer um desafio. Uma solução “gratuita” em troca do seu e-mail.

Aqui estão as etapas para criar sua lista de leads lucrativa:

1) Crie um ímã digital

Um ímã digital é uma pequena parte de uma solução específica para um problema específico.

Seu ímã é a sua oferta em troca do contato (e-mail, Whatsapp, telefone) do seu público.

Você vai ajudá-los a ter uma primeira vitória.

Ensine a eles como resolver um problema específico.

Você pode entregar seu ímã em diversos formatos:

  • PDF
  • Vídeo
  • Áudio
  • Infográfico
  • Planilha
  • Etc.

2) Coloque seu ímã digital em uma página de captura

Depois que você tiver terminado seu ímã digital coloque-o em uma página de captura. Nela você vai colocar informações sobre o ímã como: a promessa, os benefícios e o formulário de cadastro com os dados que você precisa.

Veja o exemplo abaixo:

Algumas dicas importante:

  • Escreva uma boa copy focada nos benefícios.
  • O botão de download deve ter contraste e destaque.
  • Use uma imagem ou vídeo que represente o que a pessoa vai receber.
  • Quanto mais informações você solicitar, menor será a taxa de conversão. Peça apenas o essencial.

3) Divulgue seu ímã digital

Invista um pouco em anúncios no Facebook para divulgar seu ímã digital.

Faça um anúncio bem feito.

Seja interessante e verdadeiro.

Depois que seu sistema de geração de novos leads estiver pronto, você pode seguir para o passo 3.

Campanha de aquisição Passo 03: Engaje Com Sua Audiência

O terceiro passo para você atrair mais clientes para seu negócio é se engajar com sua base de leads.

Essa é a fase de criar relacionamento com sua audiência, por isso é uma fase muito importante.

Converse com seu público através de e-mails.

Envie novos conteúdos (artigos, vídeos, podcasts)

Faça convites para aulas e palestras ao vivo ou gravadas.

Faça pesquisas.

Faça ofertas especiais.

Existem várias formas de engajar com sua audiência e uma delas é com uma Campanha de Mini-Treinamento.

O mini-treinamento consiste em três vídeos educativos:

  • Vídeo 01: apresenta uma nova descoberta/oportunidade.
  • Vídeo 02: demonstra como funciona essa oportunidade.
  • Vídeo 03: mostra como você pode ajudar a aproveitar essa oportunidade.

Isto significa que você não pode entregar qualquer coisa para quem você está engajando.

Ensine-os a ter mais uma vitória nesse processo. Foque nisso.

A execução dessa campanha é assim:

(1) Envie um vídeo a cada 2 dias.

(2) Depois do último vídeo, faça uma sequência de ofertas do produto ou serviço que você estiver promovendo com escassez.

Você vai colocar os vídeos em uma página de conteúdo com área de comentário.

Nessa página você pode pedir o feedback e as dúvidas da sua audiência e interagir com ela.

Crie esse relacionamento sólido com sua base.

Campanha de aquisição Passo 04: Crie Uma Oferta Irresistível

Por fim, chegou a hora de você fazer uma oferta, esse é o passo número quatro.

Você pode fazer sua oferta no formato de texto ou em vídeos. Vai depender do tipo de campanha e produto que você estiver vendendo.

ATENÇÃO: Muitas pessoas erram porque só falam das características técnicas do seu produto ou serviço.

Eles falam, “O meu produto tem isso e aquilo e blá blá blá…” ou “Vamos fazer isso usando a ferramenta XYZ e vamos configurá-la e blá blá blá…”

Se você estiver fazendo isso, pare nesse exato momento e reveja sua oferta.

Não me entenda mal, deve haver espaço para falar um pouco das características de seu produto na sua oferta, mas não foque nisso.

Seu cliente está interessado no “O QUÊ” seu produto ou serviço pode fazer por ele e em “QUANDO” isso vai acontecer.

Essas duas respostas devem estar presentes na sua oferta.

“O [PRODUTO/SERVIÇO] vai te ajudar a [RESULTADO FINAL DESEJADO] em [TEMPO].”

Seu cliente precisa ver o valor do que você está apresentando, por isso foque mais nos benefícios e menos nas características do seu produto/serviço.

Outro ponto importante que você precisa saber na hora de criar sua oferta irresistível é o porquê as pessoas costumam procrastinar na decisão de compra.

Elas deixam para depois, e depois, e depois e acabam não comprando.

Por isso, faça ofertas com prazos finais.

Isso é o que chamamos de escassez.

Ofereça bônus exclusivos para quem dar o próximo passo, por exemplo.

As pessoas gostam de se sentir exclusivas.

Você também pode usar descontos, cupons, vagas, lotes e brindes por tempo limitado.

Por exemplo, o dono de uma livraria poderia fazer a seguinte oferta:

“Compre 2 Livros e Ganhe 1 CUPOM de 50% de Desconto na Compra de Qualquer Outro Livro Que Quiser. Válido Somente Até Dia 10.”

Outro exemplo, o dono de um curso de informática poderia oferecer:

“Matricule-Se Hoje No Curso X e Receba De Bônus Os Cursos Y E Z. Válido Apenas Para Os 50 Novos Alunos.”

Você pode revezar seus bônus de tempos em tempos. Mas não se esqueça de criar essa escassez.

Quanto mais atraente for sua oferta, mais chances você tem de fechar a venda.

Sua oferta precisa levar o público a tomar uma decisão imediata.

Conclusão

Pronto! Agora você está preparado para atrair novos clientes para seu negócio de forma consistente e previsível.

Se você aplicar esses 4 passos em seu negócio, você vai ver os primeiros resultados o quanto antes e levar sua empresa para o próximo nível.

Espero que tenha gostado!

Até a próxima.

P.S.: A propósito, se você quer a minha ajuda para criar uma campanha de aquisição para sua empresa, conheça o Gerador de Clientes Online. Neste serviço, vamos seu funil de vendas online que vai transformar visitantes em clientes pagantes de maneira automática e previsível.

plugins premium WordPress