5 técnicas de copy para criar posts que chamam a atenção nas redes sociais

posts para chamar atenção nas redes sociais
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Ou você vence o barulho digital ou você não consegue crescer sua empresa com vendas online.

Neste artigo, vou compartilhar com você, técnicas de copy que você pode usar nos seus post para chamar a atenção do seu cliente ideal e fazer mais vendas. 

Mas antes disso, quero que você pense no seu uso do Instagram. 

Pense um pouco e responda: 

1. Quantos anúncios você viu hoje? 

2. Com quantos desses anúncios você interagiu? 

Você consegue lembrar? Será que você viu 9, 10, 11, talvez mil anúncios? [Não sei quanto tempo você passa nas redes sociais 😅] 

Provavelmente você não se lembra deles. 

Acredite em mim, essa é a mesma experiência que o seu cliente ideal tem com o seu marketing e com as suas ações de vendas nas mídias sociais. 

Todos os dias, ele é impactado por muitas pessoas, por muitos anúncios, por muitas mensagens diferentes. 

E no final do dia ele dificilmente interagiu com eles e muito menos se lembra deles.

Quando falo de estratégia para atrair as pessoas nas redes sociais, muitos até postam, tem frequência e consistência, mas ainda assim não vêem resultados. 

As pessoas não clicam.

Não mandam mensagem.

Não interagem. 

Nada acontece. 

Por causa disso, geralmente, as pessoas se sentem frustradas e cansadas. Elas perdem a vontade de continuar fazendo.

Existem dois aspectos que considero importantes quando falo de ter resultados com suas ações nas mídias sociais. 

O primeiro é a consistência de postagem. 

Sim, é importante. Não é só postar uma vez que você vai ter resultado. 

Mas vamos supor que você já faz isso.

Então devemos olhar para o segundo aspecto.

Seus posts não estão chamando a atenção do seu público.

Mas a realidade é que isso não é sua culpa diretamente. 

Isso é parte do cenário em que vivemos hoje. 

💡 Baixe gratuitamente: Ganchos da Atenção: 101 modelos de copy impactantes para prender a atenção do seu público em vídeos, artigos, posts, anúncios

Muitas pessoas estão fazendo a mesma coisa, estão produzindo mais conteúdos para internet.

Não é apenas as empresas, ou a sua concorrência que está postando nas redes sociais, mas todo mundo está fazendo isso. Isso causa o que chamo de “Barulho Digital”. 

O Barulho Digital

barulho digital

Basicamente é a quantidade de informações que tira o foco do seu cliente ideal de avançar com você, de prestar atenção na sua mensagem.

Nós estamos falando dos amigos dele nas mídias sociais, memes, vídeos engraçados e dancinhas. Tudo isso faz parte do barulho digital. 

Você está competindo pela atenção das pessoas com essas coisas. E no fim do dia, tudo isso vai refletir nos seus resultados no Instagram ou outras redes sociais. 

Qual o caminho que você deveria seguir? 

Qual é o caminho ideal para vencer o barulho digital?

O fato é: se você não vencer o barulho digital, você não vai conseguir ter resultados consistentes para crescer a sua empresa com vendas online.

Além disso, querendo ou não, isso tende a ter outras consequências como o custo de marketing aumentando e o custo por clique aumentando. 

Isso são algumas coisas um pouco mais técnicas, mas que fazem diferença na questão do seu investimento de marketing. 

Por exemplo, se o seu anúncio não é clicado você vai pagar mais caro pelo clique. Se ele não chamar atenção você vai pagar mais caro e isso reflete na matemática geral do seus resultados, como custo por venda e custo por aquisição.

Não é meu objetivo falar sobre matemática de negócio e marketing neste artigo, mas eu quero trazer a sua atenção para os seus posts e anúncios para que você consiga vencer o Barulho Digital. 

Você deveria criar posts, vídeos, e-mails e tudo mais que faz parte do seu ecossistema de marketing, e deveria focar em quebrar esse barulho.

O elemento capaz de quebrar o barulho é a ATENÇÃO.É conseguir a atenção do seu cliente ideal, é conseguir fazer ele prestar atenção naquilo que você está comunicando. 

Neste artigo eu quero compartilhar com você… 

5 Técnicas para criar posts que chamam a atenção nas redes sociais.

Então vamos lá. 

Técnica de atenção 1: Crie contraste

captar atenção nas redes sociais com contraste

A primeira técnica que você pode usar para chamar a atenção do seu cliente ideal nas redes sociais é a técnica do contraste. 

Com essa a técnica, você compara a sua solução ou aquilo que você está prometendo com o que o concorrente está fazendo.

Um modelo de frase afirmativa que você pode usar para criar contraste é a seguinte:

“Ou você resolve o PROBLEMA ou você não vai conseguir RESULTADO DESEJADO.”

Foi exatamente esse modelo que usei na abertura deste artigo. A minha afirmação foi: “Ou você vence o barulho digital ou você não consegue crescer sua empresa com vendas online.”

Basicamente estou usando o elemento do contraste entre duas coisas. “Se você não fizer A, você não vai conseguir B”. Isso é um contraste entre dois elementos. O barulho digital é o contrário de conseguir crescer sua empresa.

💡 Leia também: Contraste: A Técnica Pouco Conhecida Que Vai Impulsionar Suas Vendas

Você pode utilizar a técnica do contraste no título do seu post carrossel no Instagram para causar curiosidade, na primeira frase do seu vídeo ou artigo ou mesmo nos seus e-mails para sua lista.

Você pode destacar qual é o problema que você ajuda a resolver, qual é o grande desafio que as pessoas no seu mercado estão enfrentando, que está evitando elas de alcançarem os resultados que desejam e usar essas informações para criar sua frase de contraste.  

Por exemplo, recentemente eu escrevi um post carrossel que o título dizia “Seu marketing está destruindo seus resultados.”

Essa frase é curiosa e contrasta marketing e resultado. Claro que eu contextualizo isso dentro da publicação, mas a ideia por trás é a mesma “Ou você começa seu marketing com uma estratégia sólida, ou suas ações de marketing vão continuar atrapalhando seus resultados de vendas.” 

Essa técnica do contraste tem o poder de chamar atenção das pessoas nas mídias sociais, mas ainda não acabou.

Vamos falar da segunda técnica.

Técnica de atenção 2: Crie mini-dramas

captar atenção nas redes sociais com mini drama

A segunda técnica para captar atenção nas redes sociais é a técnica do mini-drama, ou descrevendo a dor do dia a dia. 

Essa técnica se trata de dramatizar a dor que ela está sentindo ou o desafio que ela está enfrentando no seu cotidiano. 

Veja um exemplo na prática.

Eu poderia ter começado esse episódio assim: 

“Você posta todo dia e não acontece nada. Você até tem consistência, mas não tem resultado. 
Ninguém comenta, ninguém clica. 
Ninguém te chama para conversar. 
Você não tem resultado nenhum, então acaba se frustrando com isso…” 

Então o que acabei de fazer? Eu dramatizei uma situação, narrei uma parte do dia do meu cliente ideal, que tem uma dor, tem um desafio e eu ativei isso. Eu criei um mini-drama.

A técnica do mini-drama pode ser usada de forma escrita ou em forma falada em vídeo ou áudio.

Ela é muito boa para você identificar e contextualizar aquilo que você vai revelar no decorrer da sua mensagem sobre como você vai ajudar a resolver aquele problema. 

As pessoas que se identificam com a sua narrativa percebem que você está falando com elas e podem querer dar o próximo passo que é prestar atenção no conteúdo da sua mensagem.

Porque a primeira coisa que você quer, é que seu cliente ideal preste atenção no que você está falando e a técnica do mini-drama pode te ajudar a seguir nesta direção.

Agora vamos para a terceira técnica.

Técnica de atenção 3: Use perguntas retóricas

captar atenção nas redes sociais com perguntas retóricas

A terceira técnica para captar atenção nas mídias sociais é a pergunta retórica. Ela funciona assim, você faz uma pergunta para as pessoas que a resposta óbvia é “SIM”. 

A pergunta retórica é uma pergunta que não precisa de resposta porque a resposta é óbvia. 

Por exemplo:

Eu poderia ter começado esse conteúdo da seguinte maneira: 

“Quem gostaria de ter mais conversas de vendas no seu Instagram?” 

Ou então, 

“Quem gostaria de gerar mais vendas com seus posts no Instagram?” 

Ambas são perguntas com respostas óbvias. Para quem é o meu público, a resposta é óbvia. Então é uma pergunta retórica é uma pergunta que a resposta é SIM. 

Aqui estão outros exemplos:

"Quem gostaria de perder 7 quilos nas próximas quatro semanas?”
"Quem gostaria de alcançar o shape que deseja sem ter que parar de comer as comidas gostosas? "

Faça uma pergunta no começo do seu post que o seu público queira responder ‘SIM”.

Você pode usar o seguinte modelo para criar suas perguntas: 

“Você gostaria de conseguir [Resultado Desejado]?”

Você pode utilizar a técnica da pergunta retórica como uma forma de chamar atenção das pessoas nas suas mídias sociais. 

Essa técnica é simples assim, direto ao ponto, mas possui um poder muito grande de, além de chamar atenção, segmentar seu público, porque você está falando sobre o resultado desejado do seu público-alvo.

Vamos para a próxima técnica.

Técnica de atenção 4: Use adereços e objetos como metáforas

A técnica dos adereços ou dos objetos significa que você pode utilizar elementos que possam simbolizar ou exemplificar aquilo que você quer comunicar com a sua mensagem. 

Por exemplo, imagine que tenho um pendrive na mão e vou gravar um vídeo para meu canal do YouTube. Eu posso falar algo do tipo: 

“Se você pudesse ter nas mãos um pendrive como esse com todas as copy que você precisa para criar post persuasivos e vendedores, você teria interesse de receber na sua casa?” 
“Se você tivesse na mão um pen drive como esse com todas as informações que você precisa sobre crescer sua empresa e como executar isso, e você pudesse plugar na sua cabeça, seria interessante para você?”

Nestes exemplos, eu usei um objeto para criar um cenário onde eu exemplifico o que quero dizer.

Outro tipo de objeto que gosto de usar para exemplificar algum assunto são “botões”. 

Por exemplo, “Aperte esse botão para ter mais vendas.” 

A ideia de um botão é que ele é algo mecânico, simples acionar e ter resultados. 

Então usar objetos ou adereços como um símbolo de metáfora também ajuda a chamar atenção nas redes sociais.

Agora, vamos para a nossa quinta técnica para chamar atenção do seu cliente ideal nas redes sociais. 

Técnica de atenção 5: Conte histórias 

captar atenção nas redes sociais com histórias

Histórias são muito boas para começar um conteúdo. Mas o ideal é que você sempre comece uma história abrindo um loop, isto é, sempre comece a história na parte interessante.

Por exemplo, tem um clássico dos anúncios antigos, onde ele começa a história abrindo um loop:

“Eles riram quando me sentei ao piano, mas quando comecei a tocar!”

Ele cria um cenário de tensão e só depois desse loop contar a história do começo de fato.

O objetivo desse anúncio era vender um curso a distância de aulas para aprender a tocar piano. 

Então o que ele fez? 

Ele contou uma história, mas começou abrindo um loop. Isso chamava atenção imediata de que estava lendo o jornal da época.

Veja outros exemplos de abertura com loops para contar histórias:

“No dia que eu acessei o meu aplicativo do banco pelo meu celular eu vi que todo meu dinheiro tinha sido roubado…” 
“Deixa eu te mostrar aqui como eu fiz para gerar 1.000 leads para um cliente por um custo de R$0,40 em um dia…” 

A ideia aqui é que você comece com uma história que seja interessante e intrigante. 

O ideal é que você comece abrindo um loop para que as pessoas que queiram saber sobre o desfecho da história.

Em resumo

Essas são as cinco técnicas para captar a atenção das pessoas nas redes sociais: 

1. Contraste: Compare uma coisa com outra. “Se você não resolver isso, você não vai conseguir aquilo…” 

2. Mini-drama: Dramatize o dia um dia de dor que seu cliente ideal está sentindo. Crie cenários emocionais para que ele possa se ver nela. 

3. Pergunta retórica: Faça perguntas que a resposta óbvia é “sim.” Faça perguntas baseadas nos resultados que as pessoas querem alcançar ou daquele problema que elas querem resolver.

4. Adereços e objetos: Use elementos como metáfora para desenvolver a sua mensagem. 

5. Histórias: Comece suas histórias abrindo um loop

Você pode variar no uso dessas técnicas nos seus posts. 

Teste o que funciona melhor para você. 

Tenho certeza que você vai conseguir acertar nos seus posts e conseguir destruir o barulho digital e ter a atenção do seu cliente ideal ao que você tem a falar. 

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