Como transformar visitas no seu site em vendas

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Vamos falar sobre como transformar visitantes no seu site em clientes.

Mas antes de continuar, responda essa pergunta…

Quantas vendas você faz através do seu site por mês?

1.000? 100? 50? 10? 5?

Para muitas empresas a resposta é: NENHUMA! 👎

Esse é um cenário muito comum. Acredite em mim.

Muitos empresários gastam muito dinheiro para criar o site da sua empresa, mas nunca conseguem recuperar esse dinheiro.

Seu site deveria ser um ATIVO para sua empresa.

Ele deveria ser uma fonte de geração de novos leads e de vendas para você.

Pois é… DEVERIA.

Infelizmente, para muitos a realidade tem sido outra.

Existem três tipos de sites empresariais.

O primeiro tipo é aquele site com layout moderno e imagens bonitas, de acordo com o manual de identidade visual da empresa, mas é só isso.

Não recebem acessos.

Não tem navegação.

Não vendem nada.

Acabam sendo apenas um grande panfleto digital esquecido pela empresa.

O segundo tipo de site é aquele que até recebe tráfego orgânico ou pago, mas que não gera nenhum resultado em conversão.

Nos dois primeiros casos, geralmente o problema é o mesmo.

Eles não têm uma mensagem clara e muito menos uma boa oferta para converter os visitantes em clientes.

No fim do dia, a maioria das empresas está gastando ou já gastaram muito dinheiro com seu site e nunca verão resultados com eles.

Mas tem solução!

Eu já falo sobre isso, mas antes…

Deixa eu falar do terceiro tipo de site.

É aquele que gera leads e vendas para a empresa.

Que tipo de site você gostaria de ter na sua empresa?

Acho que nem preciso responder. 😉

A seguir, eu vou te mostrar como tirar seu site do grupo 1 ou 2 e colocá-lo no grupo três.

Como Transformar Visitas No Seu Site em Vendas Com Três Elementos Fundamentais

Eu vou te mostrar em detalhes como estes elementos funcionam e como você pode aplicá-los no seu site ainda hoje.

Preparado?

Como Transformar Visitas No Site Em Vendas Elemento 01: Tenha um posicionamento claro e bem definido

como transforma visitas em vendas no seu site - posicionamento

O que vai te diferenciar do seu concorrente e te tornar a melhor opção para seu cliente ideal é o seu posicionamento.

E não, dizer que é o maior ou o melhor não significa nada para ele.

No entanto, ter um posicionamento claro e bem definido é seu primeiro passo para ter um site que vende.

Mas antes de falar de posicionamento em si, você precisa entender como funciona a mente das pessoas e como elas tomam decisões.

Toda pessoa toma dois tipos de decisões:

  • Decisões externas.
  • Decisões internas.

Uma decisão “externa” é feita baseada em fatores externos, tais como: alguém convencendo você de algo ou a fazer alguma coisa.

Por exemplo, alguém te diz: “Pessoas que escutam funk são más. Carlos ouve funk. Você não deve andar por aí com o Carlos.”

Uma decisão “interna” é feita por você mesmo.

“Eu vi Carlos roubando uma loja de bebidas ontem. Carlos é mau.”

Decisões internas são infinitamente mais poderosas que decisões externas.

Então seu trabalho é descobrir como fazer seu cliente em potencial tomar uma decisão INTERNA sobre você.

Fazemos isso com o POSICIONAMENTO.

Contudo, a maioria das empresas não possui um posicionamento que cause esse efeito na mente do seu cliente ideal.

Reforçando: seu posicionamento será o grande diferencial entre você e seus concorrentes.

Por isso, a primeira coisa que você precisa para começar a transformar visitas no seu site em vendas é criar um novo posicionamento ou refinar o atual.

Seu novo posicionamento tem a função de:

  • Estabelecer você ou sua marca como uma autoridade no seu mercado
  • Construir confiança entre você e sua audiência
  • Reduzir a resistência à sua promessa ou sua oferta (vamos ver como fazer isso em um minuto)

Você consegue fazer todas essas coisas quando seu público se identifica com QUEM você é e sobre O QUE você fala (problemas, obstáculos, desejos, medos, etc.)

Para criar um novo posicionamento você precisa usar um processo de três etapas.

Etapa 1: Descubra qual é o sistema de valor que seu cliente ideal possui

As quatro perguntas abaixo podem te ajudar a entender isso.

  • O que meu cliente ideal deseja?
  • Quais os grandes medos dele?
  • Ele é a favor do que? (Família, trabalho, crenças…)
  • Ele é contra o quê?

Depois de completar a primeira etapa, vamos para a segunda.

Etapa 2: Encaixe esse sistema de valor dentro da sua mensagem de marketing e vendas

Baseado no que você sabe agora sobre seu público, você pode criar uma mensagem que fale diretamente com ele.

Você vai ser a favor do que ele é a favor.

Você vai ser contra o que ele é contra.

O desejo dele será seu desejo.

Etapa 3: Demonstre que o sistema de valor de vocês se encaixa perfeitamente

Quando você fizer isso, vai se tornar um grande ímã de empatia e confiança para seu cliente ideal, porque você é como ele.

Lembre-se disso: Nós somos atraídos por pessoas que são mais parecidas com a gente.

O oposto também é verdadeiro. 

Nós repelimos pessoas diferentes de nós.

Quando você tem um posicionamento bem definido e claro, você atrai seu cliente ideal, mas qualquer outro interessado que não se encaixe no seu sistema de valor provavelmente será repelido por sua mensagem.

Antes que você pense que isso é algo ruim, deixe-me dizer uma coisa: Não é!

Se você tenta agradar todo mundo, você não agrada ninguém.

Sendo repulsivo para alguns, você se torna muito mais atrativo para outros. Isso é o que importa.

Depois que você tiver um posicionamento definido e claro, seu cliente ideal vai começar a ser atraído para você e é aí que você precisa do segundo elemento para transformar visitante em clientes no seu site.

Como Transformar Visitas No Site Em Vendas Elemento 02: Você precisa de uma super oferta

transformar visitas no site em vendas - tenha uma super oferta

O que mais vemos por aí são ofertas, não é?

Como diz Jorge Drexler na música Silencio, “Todo mundo está tentando te vender alguma coisa”.

E não há problema nisso.

Para vender é preciso oferecer. Esse é o mandamento número #1 das vendas.

O grande problema é que a maioria das ofertas não gera muito resultado em vendas, porque para criar uma oferta irresistível é preciso de um pouco mais de trabalho.

Toda empresa que quer vender mais, precisa do que eu chamo de uma “SUPER OFERTA”.

Quando uma Super Oferta é feita as pessoas compram…

…Sem manipulação.

…Sem truques da mente.

…Sem dificuldade.

O segredo de uma Super Oferta é dar às pessoas o que elas realmente querem.

Mas afinal, O Que É Uma “Super Oferta”?

Eu defino uma Super Oferta como:

O Produto Certo, com o…

Preço Certo, apresentado a…

Pessoa Certa, com a…

Mensagem Certa, no…

Momento Certo.

Em outras palavras, é fazer seu prospect dizer, “Por favor, pegue meu dinheiro agora!’ rsrs

Quando você tem todas essas características presentes na sua oferta, ela se torna IRRESISTÍVEL.

Como criar uma SUPER Oferta?

Primeiro, você precisa identificar o que chamo de “Eventos Gatilhos”.

Isto é, você precisa encontrar uma situação que seu público está passando nesse exato momento que o levaria a procurar pelo seu produto ou serviço.

Por exemplo:

  • Casamento
  • Perda do emprego
  • Feriado
  • Nascimento de um filho
  • Etc.

Segundo, você precisa fazer uma “Solicitação de Ação” para levar  seu público a iniciar uma conversa de vendas com ele.

Pode ser um conteúdo específico que demonstre como a sua solução vai ajudar seu cliente ideal a resolver seu problema específico. Isso pode ser um vídeo, um artigo no blog, um e-book gratuito, etc.

Pode ser um produto de entrada, mas que tenha relação com seu produto principal. Um produto que ajude seu cliente em sua situação atual e que exija um pequeno comprometimento financeiro da parte dele.

Essa etapa é otimizada com o seu novo posicionamento que vimos na etapa anterior.

Por último, você precisa estruturar seu produto ou serviço como o “Próximo Passo Óbvio” na História de Transformação do prospect.

Preste atenção na palavra “TRANSFORMAÇÃO”, pois ela é essencial no momento de apresentar seu produto ou serviço.

As pessoas não estão procurando por produtos ou serviços. Elas estão procurando por transformação.

Por isso, seu produto ou serviço deve ser apresentado como a OPORTUNIDADE que elas estavam esperando para alcançar a transformação desejada.

E essa oportunidade é um…

Produto/Serviço Certo, com o…

Preço Certo, apresentado a…

Pessoa Certa, com a…

Mensagem Certa, no…

Momento Certo.

Viu como uma oferta não é só colocar um desconto, um prazo ou um bônus?

Ela é muito mais do que isso.

Crie sua Super Oferta seguindo esse passo-a-passo.

Uma vez que você tiver seu novo posicionamento definido e claro e sua super oferta criada, está na hora de acrescentar um terceiro elemento no seu site.

Como Transformar Visitas No Site Em Vendas Elemento 03: Você precisa de uma página de vendas

transformar visitas no site em vendas -  tenha uma página de vendas

Por fim, para transformar visitas no site em vendas você precisa de uma página de vendas.

A página de vendas que a maioria das empresas tem no seu site é só uma página com uma foto do produto, o preço e as características técnicas dele.

Mas sua página de vendas deve ser diferente.

Nela, crie uma apresentação poderosa e persuasiva do seu produto ou serviço, incluindo seu novo posicionamento e sua super oferta.

Sua página de vendas será a apresentação da grande oportunidade que seu cliente ideal precisa neste momento.

Ela deve conter, não apenas informações sobre o seu produto, mas uma mensagem persuasiva e que seu público possa se identificar.

Aqui está uma estrutura que gosto de usar para escrever minhas páginas de vendas e que você pode usar também:

  • Prometa a transformação ou ofereça ajuda
  • Descreva vividamente os desafios que eles estão enfrentando
  • Apresente seu produto como a solução para o problema
  • Inclua elementos de prova e credibilidade
  • Venda os benefícios que eles vão receber 
  • Apresente sua SUPER Oferta
  • Diga o que eles devem fazer para comprar de você

Uma vez que sua página de vendas estiver pronta, você vai direcionar todos os visitantes do seu site para ela.

Você vai começar a ver seus visitantes decidindo comprar seu produto, contratar seu serviço, ou fazer aquilo que você falou para fazerem.

Em Resumo

Sim, você precisa de um site para sua empresa. Mas você precisa aproveitar cada oportunidade para transformar seus visitantes em clientes.

E como você viu neste artigo, para transformar visitantes em clientes no seu site você precisa de 3 elementos fundamentais:

Elemento 01 – Tenha um posicionamento claro e definido.

Elemento 02 – Tenha uma Super Oferta.

Elemento 03 – Tenha uma página(s) de vendas.

Se você seguir essas orientações, terá seu site como um verdadeiro ativo para seu negócio. Um vendedor digital trabalhando para você 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E aí, esse artigo te ajudou? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Forte abraço! 😎

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