Como escolher a campanha de marketing correta para seu negócio

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Marketing digital é um termo amplo que pode significar qualquer coisa, seja postar uma imagem do seu produto na sua página no Facebook, elaborar uma linha de assunto no e-mail, ou mesmo otimizar uma postagem no blog para ser encontrado nos mecanismos de busca.

O marketing digital envolve muitas táticas aparentemente desconectadas, por isso esse assunto é tão importante.

Quero te ajudar a entender o que é uma campanha de marketing.

Neste artigo, vou te explicar os três tipos diferentes de campanhas e como e quando usá-las para que você possa usar essas estratégias de forma eficaz em suas campanhas de marketing digital.

Todo negócio tem interesse em gerar leads, fazer vendas, manter clientes e gerar vendas recorrentes de produtos ou serviços.

Contudo, alcançar cada um destes objetivos exige uma abordagem diferente.

Aqui, quero te ajudar a decidir o que você quer que seu marketing digital alcance.

E isso só é possível quando você identifica os objetivos de sua empresa, porque esses objetivos devem ditar as campanhas que você constrói e, as táticas que você emprega.

ESTABELECENDO OBJETIVOS DE MARKETING

Antes de começar qualquer coisa relacionada ao seu marketing digital, defina primeiro o seu objetivo.

Isso tornará mais fácil seu planejamento e as táticas que você vai usar para alcançá-las.

Seu objetivo pode ser:

01- Se apresentar para seu público mostrando que eles tem um problema e você tem a solução.

02- Atrair novos leads e novos compradores.

03- Fazer seus leads que nunca compraram comprar e o clientes que nunca mais compraram nada voltem a comprar.

04- Vender seus produtos de alto-valor para sua base atual de leads e clientes.

05- Engajar com novos leads e compradores preparando-os para comprar de você.

06- Construir comunidade de defensores da sua marca e seu produto, que vão encorajar outras pessoas a comprarem de você.

Esses são os objetivos mais comuns que você pode alcançar com seu marketing.

Mas antes de continuar é importante fazer a pergunta…

O QUE É UMA CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL?

Campanhas são ações coordenadas que tem a intenção de alcançar um objetivo específico no seu negócio.

Elas são compostas de múltiplas partes que incluem conteúdos, páginas de capturas, assim como o uso de ferramentas de e-mail e formulários.

No entanto, ter essas coisas não significa que você vai ter sucesso em sua campanha, mas você precisa deixá-la visível, por isso você vai precisar de tráfego também.

Uma campanha pode ser algo que seu negócio roda por um curto período de tempo ou por um ano todo.

A vantagem é que você pode parar sua campanha de marketing quando quiser ou otimizá-la para alcançar mais resultados.

Uma campanha é um processo, não um simples evento que é feito de inúmeros passos e partes.

OS TRÊS MAIORES TIPOS DE CAMPANHA DE MARKETING

A maioria dos objetivos citados acima podem ser alcançados com pelo menos três tipos de campanhas de marketing digital, que são:

  • Campanha de Aquisição
  • Campanha de Monetização
  • Campanha de Engajamento

1) Campanha de Aquisição – Campanha que gera novos leads e novos clientes

Se você quer despertar sua audiência para um problema ou para a solução que você possui, ou simplesmente quer conseguir mais leads e mais clientes essa é uma ótima campanha.

A campanha de aquisição não se trata de lucro. Embora você possa vender algum produto de baixo valor, o objetivo dessas vendas não são o lucro, mas pagar o investimento em tráfego e principalmente adquirir novos leads e clientes. A campanha que deve gerar lucro de fato vamos falar mais a frente.

A maioria das campanhas para adquirir novos leads e clientes também pode funcionar para ativação de leads existentes ou compradores que ainda não compraram de você. Nós chamamos de Campanha de Ativação.

2) Campanha de Monetização – Campanha que monetiza leads e clientes existentes

O objetivo é vender mais para clientes que você já tem ou vender produtos e serviços de alto-valor e mais complexos.

O objetivo é fazer ofertas de vendas para gerar lucro.

A campanha de monetização cria empolgação e causa ascensão dos leads e compradores existentes para um nível maior de compra.

3) Campanha de Engajamento – Campanha que cria defensores da marca

As empresas mais amadas criam oportunidades online para clientes e prospects interagirem uns com os outros e com sua marca.

Empresas que criam engajamento em seu marketing aproveitam os benefícios da interação dos clientes que vão além da simples transação de compra de bens e serviços. E para alcançar isso você precisa de uma campanha de engajamento.

Campanhas de engajamento criam defensores e promotores da marca. Essas são a parte da jornada do cliente.

Esse é o famoso “boca a boca” no ambiente online. Por isso, é importante entregar o que se promete e da melhor forma possível, porque assim como os elogios surgem de clientes satisfeitos, as críticas aparecem quando existe frustração.

Essas três campanhas levam as pessoas pela Jornada do Cliente de forma efetiva. Essas estratégias ajudam as pessoas irem do estado de “Antes” para o “Depois” como resultado do seu produto ou serviço.

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Leia também: A Jornada do Cliente – 8 Passos Para Transformar Um Desconhecido Em Um Promotor do Seu Negócio

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BALANCEANDO SEU CALENDÁRIO DE CAMPANHA DE MARKETING

Agora que você já conhece as três campanhas principais, precisa se perguntar…

Que campanha devo usar no meu negócio agora?

O que você quer agora? É só voltar lá nos objetivos que falamos.

IMPORTANTE: Uma campanha não pode substituir a outra. Para ter um negócio saudável, sustentável e lucrativo, você precisa alocar tempo no seu calendário para todas as três grande campanhas.

ESCOLHENDO A CAMPANHA QUE VOCÊ PRECISA AGORA

Se você é novo com as campanhas de marketing digital, você deve focar em construir uma primeira campanha:

  • Se você está começando um novo negócio ou não tem nenhum lead ou inscrito, construa uma campanha de Aquisição.
  • Se você tem lead e compradores existente, mas eles não estão comprando o quando você gostaria, construa uma campanha de Monetização.
  • Se você está feliz com o número de leads e inscritos e com a monetização desses leads, construa a campanha de Engajamento.

Se você não sabe onde começar, comece com uma campanha de Aquisição, porque todo negócio precisa aprender como adquirir novos leads e converter em novos compradores.

VENDO SEU MARKETING DIGITAL ATRAVÉS DAS LENTES DA CAMPANHA

A partir de agora, planeje sua estratégia e táticas de marketing digital alinhando-os com os objetivos dos três maiores tipos de campanhas: Aquisição, Monetização e Engajamento. Tenha sempre seu objetivo final em mente para planejar a partir daí.

Forte abraço!

Wallace Alves

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