Diferenças entre planejamento estratégico e tático

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Neste artigo, abordaremos as diferenças cruciais entre o Planejamento Estratégico e Tático, destacando como uma estratégia sólida é a chave para o sucesso no mercado online.

Uma estratégia bem definida vai te ajudar a se destacar da concorrência e atender às necessidades dos clientes de forma única. 

Se você quer impulsionar seus resultados e evitar ações desconectadas, este artigo vai te ajudar. 

Você vai aprender os passos essenciais para desenvolver uma estratégia eficaz e desvendar os segredos que podem transformar sua abordagem de marketing.

Eu quero falar com você sobre o que acredito ser uma das abordagens mais fundamentais de marketing. Eu a chamo de “Estratégia Antes da Tática” e por que é crucial que você tenha uma estratégia sólida na sua empresa para alcançar os seus resultados antes de implementar qualquer ação tática. 

Mas antes, precisamos definir alguns termos. 

O que é estratégia? 

A estratégia é a visão ampla para médio e longo prazo onde você define seus objetivos gerais de negócios. Nela, você define a direção que a sua empresa vai seguir dentro do tempo determinado. 

A criação da estratégia envolve:

1) Análise do ambiente de mercado. 

2) Identificação do seu público-alvo. 

3) Criação da mensagem principal.

4) Definição clara das metas e das métricas que você vai acompanhar.

A importância de ter uma estratégia 

A estratégia, quando bem definida, permite que a sua empresa se posicione de uma forma única no seu mercado e te diferencie da concorrência. A estratégia é esse ambiente mais amplo, onde você decide onde quer chegar e inclui os elementos que vão te ajudar a chegar lá. 

Veja, ainda não estamos falando sobre ações de marketing, estamos falando sobre mensagem, público alvo, posicionamento, cenário competitivo e etc. 

Tudo isso faz parte da sua estratégia, mas agora vamos definir tática.

O que é tática? 

Tática são as suas ações de marketing específicas.

Elas têm a ver mais com o curto prazo. 

É o que você vai executar dentro da sua empresa para alcançar os objetivos que você estabeleceu na estratégia. 

As táticas são os meios para atingir os fins, por isso é importante que antes de pensar nelas, é importante saber onde você quer chegar. Caso contrário, você acaba perdendo de vista aquilo que você quer alcançar. 

Estamos falando de tática, por exemplo, quando falamos de:

  • Campanhas de anúncios 
  • Presença nas redes sociais 
  • E-mail marketing 
  • Campanha de vendas promocionais 
  • Etc.

Todas essas são exemplos de táticas de marketing. Elas estão relacionadas ao que você faz no curto prazo. 

Qual é a relação entre estratégia e tática no seu planejamento? 

Eu gosto de pensar na relação entre os dois dessa maneira.

Imagine um mapa e uma bússola. Antigamente, quando não havia GPS, as pessoas faziam viagens de longa distância usando mapas e bússolas, para saber exatamente por onde deveriam seguir. 

Você podia ter um mapa, mas se não soubesse como se localizar se perderia. Se tivesse apenas uma bússola, não saberia qual caminho seguir para chegar ao seu destino. Ou seja, você precisava dos dois.

A estratégia é o nosso mapa. Ela é que vai mostrar o caminho para alcançar seu objetivo de negócio. Ela te mostra a visão geral de onde você quer chegar. 

A bússola são as táticas. Elas são as ações que você vai realizar para alcançar o resultado que deseja. 

As duas vão trabalhar juntas. É importante ter isso em mente. 

Só que mais importante ainda, é ter a estratégia e a táticas bem alinhadas para alcançar o sucesso com o seu marketing. 

Por exemplo, imagine o seguinte cenário:

  • Empresa: Wallace Alves Digital
  • Meta: Aumentar minha participação no mercado
  • Estratégia: Atrair novos clientes e fidelizar os clientes atuais
  • Tática 1: Promoção da nova oferta de entrada
  • Tática 2: Campanha para aumentar o número de assinantes do Clube das Vendas Online

Eu quero aumentar minha participação de mercado em 30%, em outras palavras, eu quero aumentar minha receita. A estratégia para fazer isso acontecer é atrair novos clientes e fidelizar os clientes atuais. 

A minha tática número 1 é promover uma nova oferta de entrada para um público desconhecido com anúncios no Facebook e Instagram para atrair novos clientes. 

A minha tática número 2 é fazer campanhas internas para minha base de leads e clientes para assinarem um clube de assinaturas.

Nesse exemplo, estratégias e táticas estão trabalhando juntas para alcançar a meta que eu defini. Alinhamento entre os dois é fundamental, caso contrário você não vai conseguir os resultados que deseja. 

Por que Estratégia Antes da Tática? 

Já falamos bastante coisa até aqui e eu acredito que você já sabe o porquê isso é importante, mas vamos aprofundar um pouco mais na importância de focar primeiro na estratégia antes das táticas. 

É simples.

Você evita criar ações de marketing desconexas

É interessante ver muitas empresas que não têm estratégia, focando apenas nas táticas. Quando elas veem que não estão tendo os resultados que gostariam mudam de tática. 

Eles dizem, “Então vamos implementar a nova estratégia de Instagram que eu vi fulano X ensinar”  ou “Vamos implementar o novo tipo de anúncio que eu já vi que tem outras pessoas fazendo.” Por aí vai, eles estão sempre atrás do próximo objeto brilhante. 

É importante enfatizar: sem uma estratégia sólida as suas ações de marketing podem se tornar desconexas. Por causa disso, você acaba desperdiçando os seus recursos e gerando resultados insatisfatórios. 

O melhor a se fazer é focar primeiro na estratégia antes de pensar nas táticas. 

Foco no objetivo final

É importante priorizar a estratégia antes da tática porque isso te ajuda a focar no seu objetivo final. Uma estratégia bem definida te mantém focado naquilo que você quer alcançar. 

Isso ajuda a evitar que a empresa se perca em táticas isoladas e pouco eficazes.

Você não vai mais ficar pensando o que fazer para ter resultado na próxima semana. Você vai saber exatamente onde quer chegar e que ações fazer para alcançar isso, porque elas estão alinhadas.

Como desenvolver uma estratégia sólida

Agora, talvez você esteja pensando, “Beleza Wallace… eu entendi que preciso ter estratégia antes da tática, mas como posso desenvolver uma estratégia sólida?” 

Eu vou te dar alguns exemplos, mas se você quiser mais informações sobre como criar um plano de marketing estratégico, clique aqui para baixar um checklist detalhado com todos os elementos que você deveria incluir no seu plano de marketing, mas aqui vou te dar uma visão mais resumida sobre isso.

Análise do mercado e concorrência

Você cria uma estratégia sólida, primeiro, analisando o seu mercado e a sua concorrência. 

Você pesquisa as pessoas do seu mercado, outras ofertas que estão disponíveis, outras soluções e os concorrentes. Fazendo isso, você vai identificar oportunidades de crescimento e ameaças. 

Descubra onde você está ficando para trás. Saber disso é muito importante para agir de maneira inteligente e estratégica. Claro, isso vai contribuir para a construção de uma estratégia mais competitiva. 

Conhecimento do público-alvo

Em segundo lugar, sua estratégia deve focar em conhecer e compreender o seu público-alvo. Descubra quem é o seu cliente ideal e registre essas informações. Eu chamo isso de o Perfil do Cliente Ideal.

Esse é um documento detalhado sobre quem é o seu melhor cliente. Ele deve incluir: 

  • Os desafios que ele enfrenta
  • As dores que ele sente
  • Os objetivos que ele quer alcançar
  • O perfil demográfico, psicográfico e comportamental 

O objetivo com todas essas informações é criar uma mensagem específica para ele. Em marketing, essa lição é muito importante: querer falar com todo mundo é não querer ter resultado.

Por isso, parte do seu plano de marketing estratégico é conhecer o seu cliente ideal.

Definição de metas e métricas

O terceiro elemento muito importante que deve estar presente dentro da sua estratégia é a definição das metas, onde você quer chegar e o que você quer alcançar. 

Identifique quais são as métricas necessárias para acompanhar seus resultados  e fazer suas otimizações, melhorar aquilo que tem funcionado e excluir aquilo que não tem funcionado. 

Recapitulando 

É importante entender a diferença entre estratégia e tática e seguir uma abordagem de Estratégia Antes da Tática para que você: 

  • possa ter os resultados que você gostaria. 
  • ter mais facilidade para alcançar os resultados. 
  • não se sobrecarregue com ações de marketing desnecessárias

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