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Empresas fazem promoções o tempo todo.
Criar ofertas para incentivar que as pessoas comprem o seu produto ou serviço deve ser uma parte muito importante da sua estratégia de vendas.
Mas como você sabe qual oferta será a mais eficaz para o seu negócio?
Como trabalhamos com empresários de negócios locais, como clínicas médicas, academias, centros de estética, barbearias, etc. percebemos que existe um tipo de oferta que tem se provado a mais eficaz para atrair novos clientes: OFERTAS GRATUITAS.
Exemplo:
- Amostras
- Experimentais
- Consultoria gratuita
- Avaliação gratuita
- Etc.
Isso é o que chamo de O Poder do Gratuito.
Essa é uma das táticas de marketing mais eficazes para milhões de negócios ao redor do mundo. E ela funciona por causa disso:
Sumário
ToggleA Psicologia do Gratuito
Pense por um momento, quando foi a última vez que você recebeu uma oferta gratuita?
Talvez tenha sido o frete gratuito de um produto que você comprou, o cupom para ganhar uma sobremesa gratuita na compra do prato principal ou uma oferta do tipo Compre 1 Leve 2.
O que essa oferta fez você sentir?
Provavelmente, te fez se sentir bem e talvez isso tenha sido o suficiente para te incentivar a abrir a carteira e fazer a compra com essa empresa, o que de outra forma não aconteceria.
As pessoas amam as palavras “gratuito” e “grátis”. Quando há dias como o “Dia Nacional do Sorvete” (é dia 23 de setembro, caso você esteja se perguntando…), onde alguns lugares que vendem sorvete às vezes oferecem um pouco de sorvete de graça. Embora uma casquinha de sorvete custe de R$2 a R$3, as pessoas esperam para consegui-lo por R$0,00.
Não seria mais fácil ir em um dia diferente quando estivesse menos lotado e pagar alguns poucos reais?
No entanto, as pessoas saem de suas casas para conseguirem um sorvete de graça, quando é certo que o local vai estar mais cheio do que o comum, tudo por causa do poder do gratuito.
Quando olhamos para isso numa perspectiva de potencial cliente pagante para qualquer negócio, fica fácil ver porque uma amostra gratuita tem se mostrado o melhor tipo de oferta para negócios locais.
Eles podem experimentar o que seu negócio tem a oferecer sem um comprometimento definitivo e ver se a sua solução é o que eles estão procurando.
Não é difícil encontrar casos que apoiem o poder do gratuito. Dan Ariely fez um estudo popular sobre isso: “Zero as a Special Price: The True Value of Free Products”. Ele fala sobre isso no seu livro, Previsivelmente Irracional.
Neste estudo, os participantes tinham a opção de escolher entre dois tipos de chocolates – uma trufa Lindt Lindor por 15 centavos ou um Hershey ‘s Kisses por 1 centavo. Para quem não sabe, as trufas maiores são vendidas por $1 cada, enquanto que os Kisses são vendidos mais ou menos por 10 centavos.
Foi dito a cada participante que eles poderiam comprar um chocolate. Já que os participantes acharam que era mais negócio ter a trufa, não foi surpresa que 73% das pessoas escolheram comprá-la, enquanto apenas 27% escolheram o Hershey ‘s Kisses.
Depois, os organizadores do estudo aumentaram o preço em 1 centavo, então as trufas Lindor custaram 16 centavos e os Hershey ‘s Kisses custaram 2 centavos cada. O resultado foi o mesmo.
Em seguida, eles diminuíram o preço em 1 centavo, então as trufas ficaram 14 centavos e os Kisses ficaram de graça. Os resultados quase se inverteram – 31% das pessoas escolheram as trufas, enquanto 69% das pessoas escolheram os Kisses.
Embora tenha sido um negócio melhor comprar as trufas da Lindor, a maioria das pessoas pegaram o chocolate gratuito. Esse é o poder do gratuito.
Agora, vamos dar uma olhada em um estudo de caso de uma academia que promoveu uma oferta de uma semana gratuita.
Uma academia lançou uma campanha de marketing que oferecia um passe de uma semana para aulas gratuitas. Dentro das primeiras 25 horas, eles conseguiram 63 leads. E em apenas um mês, eles conseguiram 475 leads!
O custo por lead (CPL) era de R$0,85, o que significa que eles gastaram R$408 em anúncios no Facebook para conseguirem esses leads. Isso é menos do que R$1 por pessoa!
Você pode saber mais sobre como criar campanhas de marketing digital para sua empresa aqui.
Promovendo A Oferta Gratuita do seu negócio local
Então, agora que você entende o quão eficaz é uma oferta gratuita, dê uma olhada na melhor maneira de promovê-la para conseguir seus leads.
Nós criamos campanhas para cada um de nossos clientes locais que começam com um anúncio no Facebook e Instagram.
Os anúncios promovem a oferta gratuita e incluem uma imagem ou um vídeo que mostra algo relevante sobre o serviço, o local, a equipe, etc.
Aqui está um exemplo de anúncio:
Eu já vi campanhas como essa trazerem 41 novos alunos pagantes em apenas 2 meses.
Se você quiser saber qual é o processo completo que usamos para transformar anúncios em leads e leads em clientes, clique aqui.
Quando as pessoas clicam no anúncio, elas são levadas para uma página de captura onde poderão cadastrar seu nome, e-mail e telefone para liberarem a oferta.
Depois que elas preenchem o formulário, são consideradas “leads”, e os donos do negócio recebem uma notificação para fazerem o follow up.
O potencial cliente vê uma página de obrigado e recebe uma sequência de e-mails automáticos.
Existem muitas outras coisas que compõem uma campanha, mas o principal componente é a oferta gratuita que é promovida no Facebook, Instagram e até mesmo no YouTube através de anúncios.
Se Você Recusar o Poder do Gratuito…
Como você pôde ver, acreditamos muito em ofertas gratuitas. Temos visto que elas geraram centenas de leads e clientes pagantes para incontáveis negócios locais, e temos confiança de que ela pode fazer o mesmo por você.
Mas se você ainda não acredita em nós, você pode checar algumas das nossas melhores ofertas pagas. Não é que elas não funcionam, porque sim elas funcionam. Mas temos visto melhores resultados usando ofertas gratuitas.
Geralmente rodamos essas ofertas pagas dependendo do negócio local específico e de suas necessidades.
As melhores ofertas pagas são:
- 20% de desconto para sempre
- 20% de desconto por 3 meses
- Desconto de pré-venda
Se você precisa de uma maneira efetiva de divulgar seu negócio local, teste uma oferta gratuita.
É isso, use o poder do gratuito no seu negócio!
💡 Se você colocou como meta criar um sistema de atração de novos leads e clientes previsível para sua empresa, assista essa apresentação onde mostro a estratégia completa e como você pode implementar.
Até a próxima!